Covid-19: o ano de 2020 está pedagogicamente perdido?

Por Camila Veras – Orientadora Pedagógica do Colégio Sapucaia

Estamos há mais de 160 dias de quarentena, em isolamento social, e a pergunta que não quer calar é: “o ano de 2020 está pedagogicamente perdido?” Para muitas escolas, a resposta é NÃO!

E muito se ouve falar sobre aulas síncronas e o aproveitamento pedagógico, mas o que fazer com tudo isso após tanto tempo de isolamento? Como prender a atenção das crianças em frente à tela do computador? Como tornar esse processo mais atrativo diante do estresse e da falta de interesse?

A pandemia de Covid-19 nos trouxe dias difíceis, tempos de reflexão, e é fundamental formar uma geração mais empática, comprometida com as questões sociais. E falando ainda em pandemia, o que esperar para o futuro pós-Covid-19? Como fazer as crianças entenderem toda essa mudança? É iniciar na escola a discussão sobre cidadania nesse momento de crise. Fazer com que elas reflitam sobre essas questões que abordam ética, moral, civilidade.

Porém, o cuidado com o psicológico das crianças e dos jovens neste momento é fundamental. O isolamento social, a saudade dos amigos e da rotina agitada no colégio, o sedentarismo em que hoje se encontram, tudo isso está pesando no emocional de todos. A escola precisa estar preparada para atender as famílias que identifiquem sintomas e comportamentos que possam estar prejudicando as crianças e deve orientar esses pais a traçar meios de tirar o foco negativo da situação, buscando uma interação e diálogos para dar voz a essas crianças e deixar com que elas exponham todas as suas angústias e medos. Além disso, a escola precisa dispor de atendimento a esses pais que, de certa forma, encontram-se numa situação em que nunca viveram antes, e ajudar a saber como lidar com estes comportamentos de forma leve e sem traumas.

O Colégio Sapucaia vem se reinventando a cada dia, com seus professores engajados em tornar todo o processo mais prazeroso e, ainda, transmitir valores importantes que há muito tempo foram se perdendo com a rotina corrida, buscando um estreitamento na relação entre escola e família, dando autonomia aos alunos, uma vez que os professores estão atrás da tela do computador sendo mediadores do processo de aprendizagem.

Seguindo suas propostas pedagógicas baseadas em projetos, o Colégio Sapucaia está tornando essas aulas muito mais atrativas, deixando seus alunos como protagonistas de todo o processo, e essa postura foi adotada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Cada ciclo está trabalhando para que as crianças e jovens percebam a realidade sob diferentes olhares, desenvolvendo o pensamento crítico, compreendendo que não há uma única forma de enxergar a realidade.

Diante de todo esse processo, as famílias estão se mostrado mais presentes, participando ativamente das atividades propostas, abraçando as ideias e apoiando a direção nas decisões tomadas, e para tornar esta participação mais efetiva, o colégio busca promover ações que envolvam a todos.

Um momento em que as famílias participaram e se divertiram muito foi a ação do Dia dos Pais. O Colégio Sapucaia propôs que os alunos, junto com os seus pais/familiares, fizessem um vídeo e publicassem no aplicativo TikTok, mostrando o quanto são conectados, e os três vídeos mais curtidos ganharam prêmios. Essa campanha foi um sucesso, porque foi usada para unir famílias e alunos, algo que mais atrai as crianças no momento, e ainda presentear aqueles que se entregaram à brincadeira, afinal, quem nunca fez uma dancinha de “tiktoker” que atire a primeira pedra!

No Setembro Amarelo, os alunos do Fundamental II e Ensino Médio foram desafiados a criar campanhas voltadas à valorização da vida, e o que se pôde perceber foram crianças engajadas numa causa humanista. Sabemos que o tema é algo delicado de se abordar, e precisa de total respaldo e atenção ao se falar sobre algo tão complexo quanto à prevenção ao suicídio com os jovens, mas com os recursos adotados, o material oferecido pelos educadores e a entrega dos alunos, o resultado foi surpreendente, e vídeos motivacionais e de grande criatividade vêm sendo divulgados nas mídias sociais do colégio, recebendo muitos elogios pela sensibilidade com que o tema foi abordado.

Essa leveza na metodologia foi adotada justamente porque a pandemia veio carregada de medos e incertezas com as quais, muitas vezes, não sabemos lidar, e os jovens de hoje em dia, apesar da maturidade para muitas coisas, ainda precisam de cuidados que são tomados por toda a equipe do colégio, desde a direção até a equipe docente, trazendo uma segurança e cumplicidade que os deixam à vontade para seguir expondo suas ideias e pontos de vista.

Embora a vivência e a socialização estejam afetadas nesse momento, pode-se observar que cada vez mais as crianças e jovens, se bem orientados e assistidos, são capazes de alcançar resultados incríveis, tanto pedagógica quanto emocionalmente.

Esse é o motivo para se acreditar que 2020 não está perdido, pois esse cuidado, essa autonomia e esse encorajamento que os alunos do Colégio Sapucaia têm mostram o quanto a escola está preocupada com a excelência na qualidade do ensino ofertado, sem abrir mão de uma das principais características que é o acolhimento e a parceria com as famílias, tornando um momento como esse que estamos vivendo em algo em que se pode criar oportunidades de se reinventar e fazer a diferença na vida dos alunos, sempre incentivando-os a pensar e agir como cidadãos conscientes e capazes de enxergar e idealizar um futuro melhor para todos.

Para saber mais sobre o Colégio Sapucaia Objetivo, acesse http://bit.ly/2SPOh87.

Fonte: http://www.portalguiaescolas.com.br/acontece-nas-escolas/metodologia-de-ensino/covid-19-o-ano-de-2020-esta-pedagogicamente-perdido/